EMPRESÁRIO, COMO O DIREITO AFETA SUA EMPRESA?

Posted by in Direito Empresarial

Quando um empresário entende, segue e aplica o Direito no exercício das atividades da sua empresa, menor é o risco. Diminui as perdas com litígios envolvendo indenizações, multas e desgastes da marca.

Toda a Empresa tem um dever que é social/ambiental, e neste sentido, deve observar e cumprir as regras do direito. Ao cumprir as normas de direito o empresário estará garantindo a saúde econômica desta.

O Direito de Empresa é multidisciplinar

O direito empresarial interage com outras disciplinas que se complementam, como o direito tributário, trabalhista,  ambiental e consumidor, outros. A Constituição Federal trás os princípios gerais da atividade econômica, a fim de contribuir com as bases da cadeia produtiva.

 

Desde a constituição da empresa as normas já são aplicadas, mas o direito deve ser observado muito antes do início desta. Para que o empresário possa avaliar qual o formato de sociedade empresarial melhor se enquadra no tamanho e perfil de negócio. Então, somente e a partir desta análise, partir para a devida constituição da empresa.

O direito acaba exercendo um papel facilitador nas relações que as empresas desenvolvem junto a colaboradores, clientes e fornecedores. Agindo assim com os parceiros em geral, impede que normas internas colidam com direitos e garantias fundamentais. Também como orientar sobre as relações trabalhistas e fiscais, de modo a melhor desenvolver o planejamento. Assim para o presente e futuro da empresa, sedimentando negócios no mercado. Vai além de ser reativo, mas essencialmente, pro-ativo.

 

O Jurídico como ferramenta de negócio

No momento em que o empresário passa a entender a aplicação do direito pode desenvolver melhor o seu negócio. E desta forma, o direito passa a fazer parte das ferramentas que ajudam a desenvolver o negócio. Portanto, mantendo as operações empresariais dentro da legalidade, atuando de modo legítimo e sustentável.

 

Assim, ao contar com profissionais capacitados para atuar na área do direito, o empresário pode focar na atividade principal do seu negócio. Portanto, atuando conforme o direito, a atividade empresarial estará com suas bases sólidas frente ao mercado.